Retrospectiva Gospel 2013: Os acontecimentos mais importantes do ano

O ano de 2013 foi marcado por manifestações populares e tudo começou em março quando o deputado pastor Marco Feliciano assumiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM).
A manobra política que deu a vaga ao PSC não agradou muitos deputados da chamada “esquerda” que consideram Feliciano como homofóbico, já que ele não concorda com a união entre pessoas do mesmo sexo.
A imprensa transformou Feliciano em um vilão da política e inúmeros ativistas se reuniram em Brasília toda semana para exigir a saída do deputado evangélico da presidência da CDHM, o que não aconteceu.
Por permanecer no cargo, Feliciano viu as manifestações da Câmara se espalharem pelo Brasil e chegar até as igrejas e eventos onde ele era convidado para pregar. Beijos gays foram trocados em locais de culto para provocar o pastor que por muitas vezes precisou chamar a polícia para que o direito constitucional da preservação do local de culto fosse garantido, gerando ainda mais confusão.
Outros assuntos relacionamentos ao meio evangélico também chamaram a atenção da imprensa secular. A começar pela lista dos cinco pastores mais ricos do Brasil. Segundo a revista Forbes eles são: Edir Macedo, Valdemiro Santiago, Silas Malafaia, R.R. Soares e o casal Estevam e Sônia Hernandes.
Malafaia não gostou de ser citado na lista e fez questão de usar seu programa para mostrar sua declaração do imposto de renda revelando que tem menos bens do que a revista americana citou.
Sua forma de falar e expor suas ideias sem ter medo tem feito com que o pastor presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) ganhe destaque em programas seculares. Em fevereiro Silas Malafaia participou do programa “De Frente com Gabi” fazendo com que a atração do SBT superasse o número de telespectadores, batendo recorde de ibope.
Saindo do meio evangélico e partindo para a comunidade católica podemos citar a renúncia do Papa Bento 16 e a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio para ocupar o cargo de líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana.
Com o nome de Papa Francisco, Bergoglio tem transformado a Igreja passando a tomar decisões importantes para o Vaticano e fazendo sermões de fácil entendimento, chegando até a causar discussões teológicas, como foi o caso da afirmação de que os ateus podem ser redimidos de seus pecados se praticarem o bem.
Mas não foram apenas notícias boas que marcaram 2013, a morte do filho do pastor Rick Warren ganhou destaque mundial. O jovem tinha problemas psicológicos e suicidou no mês de abril.
Em maio a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu o pastor Marcos Pereira por suspeita de estupro. Meses depois ele foi condenado a 15 anos de prisão por conta de duas acusações de ex-fiéis da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD) que foram abusadas sexualmente por Pereira.
Outro assunto bastante triste foi a matança de cristãos na Síria, milhares de pessoas foram mortas em uma guerra civil política com fortes ligações religiosas. Extremistas muçulmanos que não aceitam o governo de Bashar Al-Assad matam cristãos por serem a favor do presidente. Muitos foram decapitados.
por Leiliane Roberta Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas