Qual deve ser a atitude do cristão em relação ao mundo?

Qual é a significado da palavra 'mundo'?

Jesus disse que Ele amou o mundo mas em contrapartida S. João no seu epistolo avisa-nos a não amar o mundo. Complicado não é?

Então, é preciso definir o que é 'o mundo'. Quando Jesus disse que Ele amou o mundo ele estava a falar das pessoas do mundo. Deus criou o ser humano, sempre amou-o e sempre há-de o amar. Nós, cristãos, devemos amar pessoas porque isto é que Deus quer.

O mundo a que o apostolo Paulo estava-se a referir significa as prioridades e o sistema debaixo do qual este mundo opera. O apostolo continua a dizer que não é possível amar o mundo e amar a Deus ao mesmo tempo, porque o mundo significa tudo que é contra a vontade de Deus. As prioridades deste mundo são:


  • ganhar dinheiro,
  • possuir coisas materiais,
  • ter sucesso,
  • ter poder,----------------------->
  • gozar vida,
  • sentir-se bem,
  • melhorar o nosso corpo,
  • valorizar a família,
  • satisfazer os desejos,
  • e ter alguém especial como companheiro
no primeiro
lugar

sem a
orientação
de Deus


 

Então, quais são as atitudes que devo tomar sobre as prioridades deste mundo:
Será que para não amar o mundo significa que o cristão não se pode envolver em nada neste mundo. Claro que todos nós temos de viver no mundo e Jesus quer que tenhamos atitudes correctas e saudáveis. A Bíblia não nos dá instruções muito claras sobre várias coisas e as vezes as igrejas fazem regras quando não há nada na Bíblia que proíbe tais coisas.

Vamos analisar qual deveria ser a nossa atitude face:
  • dinheiro - ganhar dinheiro não é mau e ser rico não é um pecado, mas se vivemos só para ganhar dinheiro isto não é o que Deus quer. É também importante o que fazemos com o nosso dinheiro e Deus quer que o usemos com sabedoria, e que sejamos generosos em partilhá-lo com outros que têm necessidades e que contribuíamos na Sua obra (ajudar sustentar o pastor da igreja local, ajudar com a obra missionaria etc.)
  • coisas materiais - é obvio que necessitamos de roupa, electrodomésticos, moveis, um carro etc. mas temos de ter cuidado que objectos não se tornam ídolos sem os quais não podemos viver.
  • sucesso - às vezes o sacrifício necessário para alcançar sucesso é grande e podemos não ter tempo suficiente para as nossas famílias. Também a procura de sucesso pode causar muito stress e pressão. Em contrapartida, sucesso nos olhos de Deus significa que vivamos em amor, harmonia e paz com todos, e levamos uma vida honesta.
  • poder - Se Deus nos der uma posição de poder e influencia, tudo bem, mas é aconselhável não buscar poder porque isto normalmente envolve pisar nos pés dos outros e sermos pessoas agressivas e duras. Jesus mostrou e ensinou que o caminho para sermos importantes no Seu reino é sermos servos aqui no mundo. Jesus disse: "quem quiser tornar-se grande entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo, assim como o Filho do homem que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
  • gozar a vida - claro que Deus quer que tenhamos tempo para nos divertir e descansar, mas precisamos de equilíbrio. S. Paulo disse: "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm." Há muita coisa para fazer para o reino de Deus, e Deus está a chamar pessoas para O servir, mas temos de estar disponíveis a Ele.
  •  Em relação ao cinema - isto depende do filme. Na escolha de um filme, cada um tem de ter a consciência que ele não esteja a entristecer O Espírito Santo.
  • sentir-se bem - as perspectivas e altitudes cristãs são diferentes do mundo e às vezes vamos criar inimigos ao seguirmos Jesus. Temos de estar dispostos a sofrer perseguição e injustiças quando não fazemos tudo que o mundo faz e não falamos aquilo que agrade a todos.
  • melhorar o nosso corpo - Deus quer que cuidemos do nosso corpo porque é o templo do seu Espírito. Devemos comer coisas saudáveis, fazer exercícios físicos, dormir suficientemente, trabalhar e descansar. Contudo, não convêm estarmos tão preocupados com a nossa aparência que passamos demasiado tempo e gastamos muito dinheiro em tentarmos melhorá-la. ao custo dos outros valores. academia e totalmente  descartável para o crente pois a grandes tentações nestes locais.
  • a nossa família é importantíssima e muito preciosa, e conviver com ela é imprescindível para a nossa saúde emocional. No entanto, Deus quer estar em primeiro lugar em nossas vidas e às vezes temos que tomar decisões que a nossa família não compreenda ou temos que mudar para outro cidade ou país em obediência a Deus.
  • satisfazer os nossos desejos - Deus chama-nos para ser discípulos seus e estar disponíveis para a Sua vontade. No entanto, isto não significa que os desejos que temos são necessariamente opostos à vontade de Deus, porque muitas vezes Deus quer suprir os nossos desejos. Jesus ensinou que quando pomos O Seu reino no primeiro lugar, Ele vai dar-nos os desejos dos nossos corações.
  • ter alguém especial - todos nós queremos amar e ser amados, mas é importante escolher os nossos amigos cuidadosamente, e especialmente a pessoa com quem vamos casar. Devemos escolher pessoas que nos inspiram, nos respeitam, e nos dão encorajamento. A Bíblia ensina-nos não nos unimo-nos com descrentes, porque isto vai afetar a nossa vida espiritual numa maneira negativa.

As seguintes perguntas vão ajudá-lo em determinar se certas coisas são erradas:
1.Será que esta coisa é obviamente errada? (1 Coríntios 6.9-10; Gálatas 5.19-21; Colossenses 3.5-9)
 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

2. Será que esta coisa vai parecer mundana (pecadora) aos Olhos De 
Deus? Se a resposta é sim, não devo fazer!

3. Depois de fazer esta coisa, será que a minha consciência estaria tranquila? (Romanos 14.23)
Mas aquele quem tem duvida, se come está condenado, porque não come por fé: e tudo que não é de fé é pecado

4. Será que tenho duvidas sobre esta coisa? Se a resposta é sim, não faça!

5. Será que a minha conduta vai ter um efeito mau nos outros? (1 Coríntios 10.23-33; 8.7-13; Mateus 18.6-7)
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.
Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.
E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?
E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças?
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
1 Coríntios 10:23-33

6. Será que esta coisa vai produzir em mim um desejo forte e fora de controle? (Colossenses 3.5-6)
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Colossenses 3:5-6


7. Será que vai afetar os meus pensamentos e ações numa maneira negativa?

8. Será que esta coisa me vai pôr debaixo da influencia de companheiros maus? (1 Coríntios 15.33).
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
1 Coríntios 15:33

Comentários

Postagens mais visitadas