A renovação da nossa mente

A renovação da nossa mente


Quando a sua mente está vazia, pensa sobre o quê?
Os nossos pensamentos voluntários revelam o que somos e o que seremos. Com a excepção do comportamento que vem dos nossos instintos naturais, todo o nosso comportamento consciente vem dos nossos pensamentos. Não só a nossa vontade, mas também as nossas emoções seguem o nosso pensar. Pensamentos provocam emoção e emoção provoca acção.
A Bíblia fala muito sobre o nosso maneira de pensar. Jesus disse que são os nossos pensamentos que nos contaminam e Paulo exorta-nos para pensar nas coisas puras e boas. Se quiser avaliar o seu estado espiritual, note bem quais foram os seus pensamentos durante as ultimas horas. A ultima vez que teve tempo para pensar como quis, quais foram os seus pensamentos? É um teste fácil de fazer, e vai revelar a si mesmo a pessoa que é e o que está a mexer dentro de si.
Vamos considerar os pensamentos que vêm da nossa velha vida, e fazer o contraste com aqueles pensamentos que vêm do Espírito de Deus.  




Pensamento errado - o orgulhoPensamento certo - a humildade
Tenho o direito de ser tratado melhor do que outros.
 
Não sou o centro do universo eu não vou exigir ser tratado melhor do que os outros.
Posso fazer tudo com a minha própria força. Eu posso fazer tudo que é preciso através de Cristo.
Eu mesmo preciso de controlar a minha vida e não quero receber
aconselhamento de ninguém.
Não tenho sabedoria suficiente para controlar o meu canto do mundo. Eu preciso de conhecer Deus para me orientar em tudo.
Acho que pessoas devem me admirar por causa de minha espiritualidade, capacidade, ou personalidade.Melhor ser consciente de Deus do que consciente de mim mesmo.
Vou estar satisfeito quando as minhas expectativas são realizadas.
 
Vou encontrar contentamento
se me submeter à vontade de Deus.


Pensamento errado - O medo e ansiedadePensamento certo - a confiança em Deus.
Não posso permitir que as pessoas vejam o verdadeiro 'eu'. Não sinto seguro sobre quem sou eu.Sei que Deus me criou, que Ele conhece tudo a meu respeito e que Ele me aceita como sou.
Não vou aguentar se as minhas circunstancias contrariarem os meus desejos.
 
Deus sabe aquilo que Ele está a fazer e estou contente sabendo que a minha vida está nas Suas mãos. Eu sei que Deus é bom, justo e amável e por isso eu escolho confiar n'Ele quando as coisas correm mal.
Deus não está no controle da minha vida.Não existe um problema demasiado grande que não posso aguentar, com a ajuda de Deus.
Tenho duvidas sobre as decisões que tenho tomado no passado.Posso aprender lições através dos erros que fiz no passado e Deus perdoa e limpa o passado.


Pensamento errado - a solidãoPensamento certo - a amizade
As pessoas não me compreendem. Os meus segredos fazem com que não me relacione com outros na maneira que gostaria.
 
Deus criou me para relacionar-me com outros, por isso Ele me deu tudo que é necessário para fazer isto. É um risco abrir o meu coração aos outros, mas é necessário.
A vida é fútil - nunca sinto satisfeito.Preciso de conhecer Deus através da leitura da Bíblia e oração.
Neste mundo tem-se cuidar de si próprio.As necessidades dos outros são importantes para mim.


Pensamento errado - A inferioridade e a invejaPensamento certo - a autoestima bíblica
Se o resultado de aquilo que faço é mau, vai provar que sou um Zé ninguém.Não há nada melhor do que o facto que Deus me ama. Se eu cair, Deus vai perdoar-me e ajudar-me a levantar de novo.
Se eu falhar, a minha auto-estima vai cair muito.Deus é misericordioso e ama-me por aquilo que sou, não por aquilo que faço.
Não compreendo porque outros têm mais dons (ou dinheiro, influencia, posses) do que eu.Possa regozijar que Deus está a abençoar outros. Com Deus não há distinção entre pessoas - todos são iguais e amados totalmente por Ele. Eu sei que Deus tem todo poder e vai providenciar tudo que eu preciso nesta vida.
Sou desprezável.Eu conheço a minha identidade em Cristo. Sou filho de Deus.

Pensamento errado - a ira e a amarguraPensamento certo - a autoestima bíblica
Devo lutar para os meus direitos se vou conseguir algo na vida.Em vez de lutar para os meus direitos, vou tentar satisfazer as necessidades de outros.
Não compreendo porque a minha vida não tem andando como esperava. Deus esqueceu-se de mim e sinto-me abandonado.
 
Deus nunca me abandona e por isso vou confiar n'Ele mesmo sem compreender o que se está a passar comigo.
As minhas necessidades e desejos são muito importantes.A minha vida tem mais sentido quando quero glorificar a Deus com o espírito bondoso. Ao compreender outros vou ser compreendido.
Estou desiludido com as pessoas, com a igreja e com Deus.Mesmo que as pessoas me desiludam, Deus é sempre fiel.
Se alguém me desprezar, eu recuso aceitar isto. Se alguém me tratar mal, vou precisar de me vingar dele.Com a ajuda de Deus vou perdoar os meus inimigos.

Romanos 12.1,2 diz:
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.'
Como é que podemos renovar a nossa mente.
Primeiro temos que nos oferecermos a Deus totalmente, para que Ele nos possa encher com o Seu Espírito. Depois temos que submeter a nossa mente a Deus e O Espírito Santo vai nos ajudar a tomar controle dela imediatamente e daí vai ser muito mais fácil pensar numa maneira boa. 
Deus seja louvado 

Comentários

Postagens mais visitadas