Autoavaliação (2)

"Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem a si mesmos."
(2 Coríntios 13.5)
Quase todos vivem desde crianças atrás duma cortina, saindo brevemente quando for necessário, por causa de algum acontecimento emocional e depois disto escondendo-se  outra vez.  O resultado deste habito é que nós não nos conhecemos a nós próprios muito profundamente. É tão importante na nossa vida com Deus conhecermos bem a nós próprios.  
Alguns pensam de si mesmo de uma forma muito elevada e isto impede a pessoa de descobrir o remédio para a sua estado espiritual porque só aquele que reconhece a sua doença irá para um medico. O nosso estado moral e espiritual só pode ser conhecido através da revelação do Espírito Santo e da palavra de Deus e embora uma autoavaliação pudesse ser preconceituosa e incompleta, é sempre bom trabalhar com o Espírito Santo para descobrir o nosso estado, para que possamos fazer as mudanças necessárias. Por isso, aqui há algumas perguntas que nos podem ajudar nesta autoavaliação.
1. Qual é a coisa que quer mais do que qualquer outra? Temos que ficar sossegado, esperar um pouco, e então prestar atenção para aquele pequeno grito de desejo.  Pergunte a si mesmo "O que é que eu quero antes de tudo?"  Rejeite qualquer coisa superficial e insista na resposta certa, e logo vai perceber que tipo de pessoa é.
2. Qual é a pensamento que mais ocupa a sua mente? Qual é o pensamento que vem voluntariamente à nossa mente mais frequentemente?  Isto mostra o estado do nosso coração.
3. Como é que usa o seu dinheiro? Obviamente temos que pagar as contas e providenciar as necessidades das nossas famílias. Mas o que fazemos com o resto?  Isto vai revelar muito a nós.
4. Como é que usa o seu tempo livre? Será que desperdicemos muito tempo a ver a televisão, e lendo revistas cheio de disparates ou mexericos.
5. Convive com que tipo de pessoas? Para onde vamos e com quem vamos é um indicação do nosso carácter.
6. Quem é que admira? Podemos saber o nosso estado espiritual ao examinar quem admiramos. Será que admiramos ou temos inveja dos famosos deste mundo, sejam jogadores de futebol, estrelas de pop ou atores?
7. O que o faz rir? Todos nós precisamos de um sentido de humor, mas sendo crentes não devemos rir quando o assunto é Jesus, Deus, ou O Espírito Santo.  Também piadas sujas não nos devem agradar.
Se sentir a necessidade de uma mudança em qualquer destas áreas da sua vida, fale com Jesus, que não condena e está sempre pronto para nos ouvir e nos dar a capacidade de mudar.
 Deus seja louvado 

Comentários

Postagens mais visitadas