O Batismo no Espírito Santo


Quem é O Espírito Santo?
O Espírito Santo é uma pessoa, a terceira pessoa da Santa Trindade, e por isso tem personalidade, emoções, e vontade. Quando Jesus andou na terra Ele falou aos seus discípulos a respeito do Espírito Santo, dizendo que Ele mesmo tinha de ir embora mas que ia lhes mandar O Espírito Santo não só para estar com eles mas também para viver dentro deles. O Espírito Santo é a vida de Jesus.

O que é o Batismo no Espírito Santo?Quando um pano é mergulhado num tanque de tinta, este absorva todo o líquido. Da mesma maneira, quando recebemos O Espírito Santo, Ele vem a nós e enche-nos por completo. Isto só pode acontecer se estamos vazios dos nossos próprios desejos e vontade.


Quem nos baptiza?

Jesus disse aos seus discípulos:

“Porque, na verdade, João baptizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.” (Actos 1.5)

João Baptista também disse acerca do Batismo no Espírito Santo:

“Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim (Jesus) é mais poderoso do que eu …. Ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.” (Mateus 3.11)

Daqueles versículos podemos entender que é Jesus que nos baptiza no Espírito Santo.
 
Porque é preciso?
Dos versículos em cima vê-se que Jesus prometeu este dom e por isso deve ser importante que O recebamos. Também faz parte do evangelho - quando Pedro pregou o evangelho em Actos, ele disse:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Então, O Espírito Santo e um dom de Deus que Ele nos quer dar, e precisamos d'Ele pelas seguintes razões:
1. O Espírito Santo dar-nos-á a certeza da salvação. Concede-nos um conhecimento interior de Cristo e o seu perdão, aceitação e vida em nos.

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8.16)

2. O Espírito Santo muda o nosso interior, dando-nos a capacidade de amar os outros e obedecer a Deus. Porquanto nunca mais teremos que tentar agradar Deus com os nossos próprios esforços mas, pelo contrário, esta nova vida derramada em nós vai naturalmente produzir o fruto do Espírito.

3. O Espírito Santo capacita-nos para servir Cristo; não só nos dá coragem para falar de Cristo aos outros, mas também nos concede os dons do Espírito.

Jesus disse: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra." (Actos 1.8)

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil…” (1 Coríntios 12.7)
“De modo que tendo diferentes dons…” (Romanos 12.6)
 
4. Precisamos do Espírito Santo para nos ensinar.

Jesus disse: “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” (S. João 14.26)
 
5. O Espírito Santo também é o Espírito da verdade.

Jesus disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre; a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.” (S. João 14.16,17)

6. O Espírito Santo ficará connosco para sempre. Uma outra promessa que Jesus fez foi:

“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre” (S. João 14.15)
 
Quais são as condições para receber o Batismo no Espírito Santo?
Primeiro, é preciso arrepender e crer em Jesus Cristo pelo perdão dos pecados. Depois disto, aproximar-se a Jesus em oração pedindo e recebendo pela fé o Batismo no Espírito Santo. Nada vai acontecer se tem um coração indeciso ou incerto; tem que Lhe entregar toda a sua vida com o desejo de O seguir e Lhe obedecer todos os dias.
 
Quando vai acontecer?

O crente pode receber o Batismo do Espírito Santo logo depois de se arrepender e crer; no entanto, na prática, muitas vezes este Batismo realiza-se algum tempo depois da conversão, ou porque a pessoa não tem conhecimento deste dom, ou porque não está pronto para seguir Jesus cem porcento.

No caso dos crentes em Actos 19.2, S. Paulo perguntou-lhes: "Receberam o Espírito Santo quando creram?" Eles responderam: "Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo", significando que tinham sido convertidos mas ainda não tinham recebido o Espírito Santo por falta de conhecimento deste dom.

Não é verdade que recebemos o Espírito Santo automaticamente quando cremos?

É verdade que não nos podemos tornar crentes sem a presença e o trabalho do Espírito Santo nas nossas vidas, mas O Batismo do Espírito Santo é algo muito mais. Como foi dito em cima, isto só pode acontecer quando nos esvaziamos dos nossos próprios desejos e planos e nos submetemos a Deus por completo.
 

Como se sabe se uma pessoa está ou não Batizado no Espírito Santo?
É uma boa pergunta porque a pessoa pode dizer que tem recebido este dom, mas se não há evidência devemos suspeitar. O Espírito Santo torna-nos mais como Cristo, então a pessoa batizada no Espírito Santo deve produzir os frutos do Espírito - por exemplo, bondade, humildade, mansidão, amor, paciência. Esta pessoa também deveria querer glorificar Jesus na sua vida e viver cem porcento para Ele.

Infelizmente é possível receber o Batismo no Espírito Santo mas em vez de nos encher com o Espírito Santo diariamente e andar n'Ele, vivemos nos nossos próprios esforços. Sem cuidado podemos entristecer o Espírito Santo de Deus (Efésios 4.30). Cada dia é preciso render a nossa vontade e obedecer a voz do Espírito dentro de nós.

Alguns dizem que a evidência que uma pessoa já recebeu o Batismo no Espírito Santo é o facto de falar em línguas, mas a Bíblia nem sempre menciona que isto aconteceu na altura de O receber. O livro de Actos tem o relatório de quando Pedro e João foram a Samaria e oraram pelas pessoas que tinham crido em Jesus. Está escrito: "Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo" (Actos 8.17) sem mencionar que imediatamente eles começaram a falar em línguas.

Também o apostolo Paulo diz em 1 Cor. 12:30: "Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos?" de que é obvio que nem todos os crentes nessa altura falavam em línguas.


Infelizmente este maravilhoso dom tem sofrido muito prejuízo por causa daqueles que insistem que se tem de falar em línguas, e daqueles que afirmam ter recebido este dom mas vivem duma maneira que não agrada a Deus.

Umas palavras de conselho para aqueles que têm recebido o dom de Espírito Santo: é importantíssimo:
  • evitar o criar de barreiras com aqueles que não acreditam neste dom.
     
  • fazer tudo para amar os outros crentes.
     
  • viver uma vida pura e justa, mostrando através da sua vida que o Batismo no Espírito Santo é verdadeiramente um dom precioso que todo o crente precisa.
  • Deus seja louvado

Comentários

Postagens mais visitadas